- Fig. 1 Classes de cadeiras de criança
Só podem ser utilizadas cadeiras de criança, oficialmente homologadas e adequadas à respetiva criança.
No caso das cadeiras de criança aplica-se a norma ECE-R 44. As cadeiras de criança homologadas por esta norma ostentam quase sempre uma etiqueta cor de laranja. Nesta etiqueta constam os dados sobre o grupo de peso, categoria de estatura ISOFIX e classe de licença da cadeira de criança.
As cadeiras de criança subdividem-se nos seguintes grupos de peso.
Cadeiras de criança da classe 0 e 0+
Nestas classes (até 13 kg) são mais recomendáveis os sistemas de retenção do tipo ovo virados para trás. Recomendamos Cadeira tipo ovo Audi opcional com ISOFIX Basis.
Cadeiras de criança da classe 1
Nesta classe (9 a 18 kg) são mais aconselháveis as cadeiras de criança viradas para trás ou para a frente com sistema de cinto de segurança integrado. Transporte as crianças, sempre que possível, viradas para trás. Recomendamos Cadeira de criança Audi com ISOFIX Basis.
Cadeiras de criança da classe 2 e 3
Nestas classes (15 a 36 kg) são aconselhada as cadeiras de criança com encosto em combinação com um cinto de segurança. Recomendamos Cadeira de criança Audi youngster plus
-
Classe 0, 0+ e 1 (virado para trás): Não instale nunca no banco do passageiro uma cadeira de criança em que esta viaja de costas para o sentido da marcha, se o airbag do passageiro estiver ativado. Se, em casos excecionais, for necessário transportar uma criança no banco do passageiro, é necessário desativar o airbag do passageiro* Link.
-
Classe 1 (virada para a frente), 2 e 3: As costas da cadeira de criança deverá ficar, tanto quanto possível, totalmente encostada ao encosto do banco do veículo. Se o apoio de cabeça traseiro do veículo obstruir a montagem da cadeira de criança, deslocá-lo ou desmontá-lo Link. Se voltar a retirar a cadeira de criança, monte imediatamente outra vez o apoio de cabeça e ajuste-o corretamente para o passageiro. Viajar com os encostos de cabeça desmontados ou incorretamente ajustados aumenta o risco de lesões graves.
-
Classe 2 e 3: O cinto no ombro tem de passar por cima da clavícula da criança, o mais possível ao centro, e aconchegar bem ao tórax. Não pode passar no pescoço ou por cima dele. O cinto abdominal tem de passar por cima da zona pélvica e não pode passar por cima da barriga ou da zona abdominal. Tem de ficar bem esticado. Se necessário, reapertar um pouco a faixa do cinto.
-
Mude para o grupo seguinte de cadeiras de criança o mais tarde possível.
Nota
Recomendamos a aquisição de cadeiras de criança do programa de Acessórios Originais Audi: www.audi.com/childseats